Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Sessão de Esclarecimento

Tratamento e gestão de resíduos sólidos em Viana do Castelo

  • Atividades
  • Tratamento e gestão de resíduos sólidos em Viana do Castelo
Ação direcionada à importância da correta separação de resíduos produzidos no dia-a-dia de uma escola e/ou habitação.
Sessão de Esclarecimento | Segundas 2 janeiro 2017 das 15:30 às 17:00 e Segundas 16 janeiro 2017 das 15:30 às 17:00

O Município de Viana do Castelo, tem implementado nas escolas do concelho o projeto “Da terra para a Terra” com o objetivo central de promover a separação e valorização de todos os resíduos produzidos nas escolas.


Enquadramento

Este projeto é dinamizado pela equipa técnica do CMIA, tendo os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) como parceiros do projeto. O projeto iniciou-se com a compostagem nas escolas como componente experimental do projeto e foi evoluindo ao longo dos anos na otimização da separação dos resíduos. 


Objetivos

Para além da separação multimaterial (papel/cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro) enviadas para os ecopontos, em 2008 foram distribuídos diversos equipamentos de recolha de óleos alimentares usados que são recolhidos pela RESULIMA. Em 2009 iniciou-se a rede de recolha de resíduos orgânicos produzidos nas cantinas escolares recolhidos pelos SMSBVC e enviados para a Central de Compostagem da Lipor.


Neste contexto, o CMIA em parceria com os SMSBVC dinamiza periodicamente sessões de esclarecimento aos pessoal não docente das escolas nas quais serão abordados temas como a deposição em aterro sanitário, imposições legais, recolha seletiva trifluxo e possibilidades de valorização dos resíduos que vamos produzindo no nosso dia-a-dia.

Resumo
Categoria
Sessão de Esclarecimento