Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
14º / 14º
Mar

Programação de Janeiro/Fevereiro Centro de Mar

  • Notícias
  • Programação de Janeiro/Fevereiro Centro de Mar
O Centro de Mar de Viana do Castelo dá início no próximo dia 19 de janeiro a um conjunto de iniciativas que irão ser dinamizadas até ao próximo dia 4 de fevereiro.
Mar | 9 janeiro 2017

O Centro de Mar de Viana do Castelo dá início no próximo dia 19 de janeiro a um conjunto de iniciativas no âmbito da temática da pesca do bacalhau e da construção naval.

O arranque destas iniciativas celebra-se no dia 19 de janeiro, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a projeção do filme/documentário “A um Mar de distância” de Pedro Magano e contará com a presença do realizador, do jornalista e coargumentista Abel Coentrão e do antigo pescador do bacalhau Celestino Alves, sendo a entrada gratuita.

Rodado entre Portugal e o Canadá, este filme retrata o luto à distância, a memória e o tributo de todos os portugueses que morreram na pesca do bacalhau durante o Estado Novo e cujos corpos ficaram sepultados no mar ou em terras longínquas como a Terra Nova e a Gronelândia. Em 2015, graças à recuperação de vários arquivos e testemunhos, foi possível identificar pelo menos uma dessas sepulturas e construir um memorial, fazendo assim uma espécie de transladação, não de corpos, mas da memória desses homens.

No dia 3 de janeiro, data do regresso do navio Gil Eannes a Viana do Castelo, será lançado o concurso “À descoberta do bacalhau” que tem como público alvo os alunos dos jardins de infância.

De 31 de janeiro a 3 de fevereiro será projetado no Centro de Mar o documentário “Gil Eannes” do realizador Francisco Manso.

Com filmagens feitas na atualidade e recorrendo a imagens de arquivo da RTP e do ANIM, bem como fotografias e documentos de época, este documentário recua até ao tempo em que este ex-libris da frota portuguesa se destacava na sua função única, no meio de tantos navios de pesca.

Entre 1 e 3 de fevereiro decorrerá a segunda edição das “Aulas a Bordo” que desta vez abordarão a temática da “Construção Naval”, estando as sessões a cargo do orador Carlos Vieira (ex. trabalhador na área de projeto dos ENVC).

As aulas decorrem no auditório do Centro de Mar, localizado na ré do navio hospital Gil Eannes, e pretendem proporcionar aos alunos, do 1º ciclo ao secundário, uma experiência e entendimento sobre a construção naval. 

Estas comemorações terminam no dia 4 de fevereiro, sábado, pelas 15h30, com a realização de uma tertúlia - “Memórias a bordo de um navio”, na qual se pretende recuperar as memórias e vivências a bordo do navio Gil Eannes.

Esta Tertúlia está aberta a todos que nela queira participar e terá lugar no auditório do Centro de Mar.

Resumo
Categoria
Mar