Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
10º / 10º
Mar

Projeto Educativo "Cientistas do Mar" - período de inscrições alargado

  • Notícias
  • Projeto Educativo "Cientistas do Mar" - período de inscrições alargado
O CMIA apresenta diversas propostas de temas a investigar na área do mar e articula com investigadores de todo o apoio no desenvolvimento desses projetos de investigação científica.
Mar | 22 outubro 2018

Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidade do Porto (CIBIO, CIIMAR), Universidade de Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade Nova de Lisboa são os parceiros deste projecto educativo.

Tendo como principal objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário um primeiro contacto com a investigação científica, as turmas poderão estudar temáticas tão diversas como a estrutura e dinâmica do plâncton estuarino, comunidades bentónicas do rio Lima, regime alimentar de espécies, uso de vegetação halófita na fitorremediação dos solos, entre outros temas sugeridos.

Na sua primeira edição, no ano letivo passado, este projeto contou com a inscrição de cinco turmas, num total de 99 alunos do ensino secundário. Foram realizadas diversas saídas de campo que promoveram a interpretação dos ecossistemas trabalhados pelas turmas. Os projetos de investigação abordaram temas como a resistência das plantas halófitas a diferentes concentrações de sais, adaptação das algas calcárias aos factores abióticos, comportamentos dos peixes sujeitos a diferentes factores e papel que o mar representa na saúde e bem-estar humano.

Todas as turmas inscritas neste projeto terão a oportunidade de visitar um centro de investigação e de assistir a palestras dinamizadas pelos investigadores envolvidos.


Resumo
Categoria
Mar