Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
16º / 16º
Mar

Projeto Kids-Dive promove batismos de mergulho e descoberta do oceano junto das crianças

  • Notícias
  • Projeto Kids-Dive promove batismos de mergulho e descoberta do oceano junto das crianças
A Câmara Municipal de Viana do Castelo lança hoje o programa dedicado à promoção da literacia dos oceanos “Kids-Dive - Mergulhar com Crianças, Descobrir o Oceano”.
Mar | 19 fevereiro 2020

Este programa é um dos sete que irá ser lançado no âmbito do Ano Municipal da Literacia Científica, linha estratégica da Agenda de Ciência e Conhecimento (2017-2021) com o objetivo central de promover a ciência, o conhecimento científico, bem como os cientistas e o seu método como meio de desenvolvimento humano e do território.

O Kids-Dive é um programa educativo dirigido às escolas, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, que tem como objetivo geral a proteção do meio marinho e da biodiversidade.

Este projeto irá proporcionar a um grupo de 60 alunos de Viana do Castelo a possibilidade de participar em quatro dias de atividades ligadas à conservação do meio marinho, que incluem um batismo de mergulho, a participação no Summit da National Geographic em Portugal, uma saída de campo até uma área marinha costeira protegida com a presença de investigadores em Biologia, e ainda uma visita guiada com direito a workshop no Oceanário de Lisboa entre março e maio de 2020.

Num concelho com 24 quilómetros de costa, o Município pretende com este projeto formar os jovens vianenses no âmbito da “Literacia do Oceano”, valorizando a consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças de que este é alvo diariamente. É ainda objetivo da Câmara Municipal contribuir para a formação de uma “geração azul”, promovendo uma sociedade capaz de tomar decisões responsáveis e atitudes ponderadas em relação aos mares e aos seus recursos, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado.

Atendendo ao limite de alunos para integrar este programa, a seleção das turmas foi baseada num desafio-concurso que envolveu atividade de campo na costa de Viana do Castelo e a recolha de dados da biodiversidade local, utilizando, para o efeito, a plataforma BioRegisto (alojada no sítio da internet do CMIA de Viana do Castelo).

O projeto é coordenado pelo MARE/ISPA-IU (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) em parceria com várias entidades de renome, como a National Geographic, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, o Aquário Vasco da Gama, a Nautilis-Sub e a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Recorde-se que a Câmara Municipal pretende posicionar Viana do Castelo como Cidade da Ciência em 2020.


Fotografias: Projeto Kids Dive (página oficial do facebook)

Resumo
Categoria
Mar