Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Floresta

Viana do Castelo aprova proposta para criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga

  • Notícias
  • Viana do Castelo aprova proposta para criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga
O executivo da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, autorizar o Município de Viana do Castelo a apresentar, conjuntamente com os concelhos de Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira, a proposta de criação da Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d'Arga.
Floresta | 22 setembro 2020

Assim, o Município vianense irá "constituir com [os concelhos de] Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira, uma associação de municípios com fins específicos que garantirá a gestão futura Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d'Arga", refere o documento.

A proposta aprovada refere que "a Serra d'Arga constitui uma área emblemática, pela vastidão das paisagens agrestes do seu topo e também pela singularidade dos seus valores naturais".

O documento realça os "10 tipos de ‘habitat' de importância comunitária, a extraordinária riqueza florística, com 546 espécies de plantas vasculares, incluindo 32 espécies raras ou ameaçadas de extinção, a presença confirmada de mais de 180 espécies de vertebrados selvagens, entre as quais espécies raras e emblemáticas como o lobo, a salamandra-lusitânica e o bufo-real".

“A Serra d'Arga detém um património cultural singular pela sua situação geográfica, mas também pela forma como as atividades humanas foram desenvolvidas, de modo, ao longo do tempo, garantir a sustentabilidade das populações", refere a proposta.

Enquanto a nova associação não estiver constituída, será a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho a dar cobertura do ponto de vista do chapéu jurídico, especificou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Serra d'Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. Os cinco municípios envolvidos no processo de criação da área protegida "acreditam que, a exemplo da experiência obtida com a classificação e consequente gestão intermunicipal de outras áreas de Paisagem Protegida de Interesse Regional, a da Serra d'Arga contribuirá para a conservação da natureza e da biodiversidade em presença na serra e por conseguinte no Noroeste Peninsular".

Resumo
Categoria
Floresta