Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Mar

Viana do Castelo avança com segunda ação de Voluntariado Ambiental depois de recolher 110 quilos de lixo em ecovia

  • Notícias
  • Viana do Castelo avança com segunda ação de Voluntariado Ambiental depois de recolher 110 quilos de lixo em ecovia
Recursos
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar, já este sábado, com a segunda ação de Voluntariado Ambiental, para continuar o trabalho desenvolvido na primeira ação, que permitiu recolher 110 quilos de lixo em um quilómetro de ecovia.
Mar | 13 dezembro 2018

Qualquer cidadão pode participar nesta ação de voluntariado, que vai decorrer no Monumento Natural do Canto Marinho, dando continuidade à recolha de resíduos na ecovia do Litoral Norte, iniciativa que começou em novembro.

O ponto de encontro será pelas 10h00 junto ao campo de futebol da Areosa, prevendo-se que a ação termine pelas 12h00, junto à Praia do Canto Marinho. Este é mais um projeto de preservação e conservação do património do Município que posiciona Viana do Castelo como um campus de Ciência e do Conhecimento.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo juntou, no passado mês, cerca de 20 voluntários, entre público em geral, habituais voluntários, alunos e docentes, que recolheram 110 quilos de resíduos numa faixa de 1 Km na ecovia do Litoral Norte, correspondente ao Monumento Natural das Pedras Ruivas. Pneus, plástico, derivados de pesca, têxtil, calçado e vidros foram alguns dos tipos de resíduos que os voluntários recolheram durante a ação de limpeza junto ao mar.

Esta iniciativa esteve inserida num programa de ações de voluntariado que o município tem previsto até dezembro de 2019 e que contempla a limpeza dos treze Monumentos Naturais do concelho e as áreas de Rede Natura 2000 que com estes se intercetam.

Assim, o desafio passa por agregar voluntários, associações locais e instituições a colaborar e a dar a conhecer a viagem interminável que o lixo marinho tem e de que forma este invade a nossa costa. Muitos dos resíduos recolhidos nas nossas praias são plásticos e são necessários cerca de 450 anos para uma garrafa de plástico se decompor e desaparecer no meio ambiente.

Resumo
Categoria
Mar